Sobre CRIN (Portuguese)

Missão

O CRIN é uma rede global que coordena informação e promove acções sobre os direitos da criança. Mais de 2.000 organizações-membro e mais de dezenas de milhares de activistas em todo o mundo confiam no CRIN para pesquisar e obter informação.
 
O CRIN apela por direitos para as crianças, não por caridade, e guia-se pela paixão de colocar os direitos da criança no topo da agenda global, dirigindo-se à raiz das causas e promovendo a mudança sistemática. A sua base estrutural orienta-se pela Convenção dos Direitos da Criança da ONU.
 
As actividades da CRIN são baseadas na crença que a informação é uma ferramenta poderosa para a realização dos direitos da criança. O CRIN anuncia notícias, eventos e relatórios, faz “lobbies”, facilita a defesa e promove a partilha e a coordenação de conhecimento. O CRIN participa em associações internacionais de direitos da criança e em grupos de advocacia, apoia campanhas e torna mais acessível a ONU e os mecanismos regionais para aqueles que se mobilizam (i.e., fazem lobby) para a mudança social.
 
Crenças

  • Que os direitos da criança, tal como disposto na Convenção dos Direitos da Criança da ONU, devem ser respeitados, realizados e protegidos.
  • Que a provisão, distribuição e partilha de informação é crucial para a realização deste objectivo.

  • Que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem e devem empoderar os profissionais de todos os cantos do mundo para um melhor entendimento e implementação dos direitos da criança.

 
Objectivos

  • Habilitar os membros da comunidade dos direitos da criança, e outros, a compreenderem e a implementarem a Convenção dos Direitos da Criança da ONU.
  • Educar e informar, em particular no que respeita às novas e emergentes questões dos direitos da criança.
  • Apoiar e fomentar iniciativas de advocacia por parte de membros e de outras organizações dos direitos da criança, por exemplo, a recepção de petições e a disponibilização de uma plataforma para campanhas conjuntas.
  • Mobilizar (i.e., fazer lobby) e advogar pela implementação dos direitos da criança e a sua integração em todos os mecanismos das Nações Unidas.
  • Desenvolver um foco mais explícito em audiências-chave, identificadas pela sua capacidade de atingir um maior reconhecimento dos direitos das crianças.

Actividades

No nosso website poderá descobrir mais sobre leis nacionais e internacionais em matéria de direitos da criança, mecanismos de direitos da criança, e informação sobre os direitos da criança no seu país.
 
Também poderá obter ajuda com, entre outras coisas, as suas actividades de media, defesa estratégica de processos, bem como apresentação de relatórios ao Comité dos Direitos da Criança e ao Concelho de Direitos Humanos.
De facto, poderá encontrar relatórios alternativos de ONG’s submetidos ao CRC, de acordo com ano,  país, sessão, aqui.
 
Poderá também encontrar notícias, relatórios ou eventos no nosso website.
 
Nós incorporamos micro sites sobre Violência Contra Crianças e Programação baseada em Direitos, e bem assim websites de outras redes que partilham os nossos valores e objectivos: a European Network of Ombudspersons (ENOC), o grupo de ONG’s para a Convenção dos Direitos da Criança, a Better Care Network e a European Children’s Network (EURONET).
 
Os direitos da criança de A a Z, entretanto, atravessam alguns dos jargões em matéria de direitos da criança, enquanto poderá saber mais sobre questões ou temas específicos através do nosso website.

Também poderemos chegar a si, e poupar-lhe a energia de vir até nós, se subscrever os nossos CRINMAILs. Estas e-cartas contêm notícias, informação sobre iniciativas/campanhas de advocacia, relatórios, eventos, e muito mais informação. Nós também produzimos anual ou bianualmente as CRIN Reviews, para os nossos membros.

Procure por iniciativas de advocacia e petições – nós esperamos envolver-nos mais com estas. A nossa mais recente foi sobre a proibição da pena de morte juvenil, e o estabelecimento de um mecanismo para apresentação de queixas no âmbito da Convenção dos Direitos da Criança (CRC).

Realizações

  • Uma campanha bem sucedida para uma resolução que designe um Representante Especial do Secretário-Geral da ONU sobre a Violência Contra Crianças.

  • Providenciar uma ponte entre a sociedade civil e o estudo da ONU sobre a Violência Contra Crianças.

  • Permitir a participação de organizações e indivíduos no Concelho de Direitos Humanos e no trabalho do Comité dos Direitos da Criança.

  • Possibilitar às organizações defender com sucesso mudanças na legislação nacional que reflictam a Convenção dos Direitos da Criança.

  • Estabelecimento de um portal de coordenação para a Rede Europeia de Provedores (i.e., Ombudpersons).

  • Promover a integração dos direitos da criança nas Nações Unidas, através de participação em grupos de trabalho e a nível consultivo.

  • Facilitar a comunicação entre os Governos, activistas, ONG’s e Agências das Nações Unidas sobre questões de direitos da criança.

  • Apoiar o trabalho do Grupo das ONG’s para a Convenção dos Direitos da Criança, e facilitar a comunicação entre o Grupo das ONG’s, a sociedade civil e o Comité dos Direitos da Criança.

  • Trabalho numa campanha para incentivar o estabelecimento de um procedimento de comunicação para a Convenção dos Direitos da Criança.

Financiamento

A rede é apoiada e financiada pela The Tides Foundation, The Swedish International Development Cooperation Agency (SIDA), Save the Children Sweden, UNICEF e World Vision International. Os projectos financiados recebem também da Westminster Foundation for Democracy e da Oak Foundation.
 
Filiação

Associados à CRIN encontram-se mais de 2.000 organizações de 150 países. Nós pretendemos ter membros em todos os países até ao fim do ano 2009. Em acréscimo ao trabalho com organizações-membro, o CRIN serve as necessidades de informação de milhares de organizações e de indivíduos que se têm juntado às nossas listas de correio.
Fundada em 1995, o CRIN é uma rede de informação completamente estabelecida a nível global. (Encontra-se disponível uma síntese histórica do CRIN em html e formato pdf.)

Governança

O CRIN é uma organização  sem fins lucrativos registada no Reino Unido, anteriormente ligada à Save the Children UK, tendo ganho o estatuto de independência formal em Julho de 2008. Somos constituídos por 4 membros permanentes, e somos geridos por um Conselho de Administração.

 Os membros do Conselho compreendem actualmente:

Peter Newell (Iniciativa Global para Acabar com Todo o Castigo Corporal de Crianças) - Presidente

Mike Annison (Ajuda Cristã) - Tesoureiro

Paul Bode (Plano Internacional) - Secretário

Bill Bell (Salvem as Crianças - Reino Unido)

Gema Vicente (Amnistia Internacional)

Sven Winberg (anteriormente da Salvem as Crianças – Suécia)

Eva Geidenmark (Salvem as Crianças – Suécia)

Andres Guerrero (UNICEF)

Por favor tenham em atenção que, todos os administradores servem o Conselho de acordo com as suas capacidades pessoais, e não como na qualidade de representantes de organizações.

Para ver os Artigos de Associação do CRIN, visite aqui

 Para o nosso Memorando de Associação, veja aqui

Encontre

Download das CRIN Reviews

Veja as nossas listas de leituras-chave sobre tópicos diversos: CRIN Readers

Faça o Download do nosso Research paper sobre Gestão dos Fluxos de Informação

Relatório Anual do CRIN - 2008

Countries

    Please note that these reports are hosted by CRIN as a resource for Child Rights campaigners, researchers and other interested parties. Unless otherwise stated, they are not the work of CRIN and their inclusion in our database does not necessarily signify endorsement or agreement with their content by CRIN.